top of page
Buscar

Quais os riscos da utilização de contratos verbais?

Foto do escritor: Nascimento Júnior Advogados Nascimento Júnior Advogados

Atualizado: 24 de abr. de 2023

O contrato na modalidade verbal até pode ser enaltecido pela sua praticidade, mas há de se pesar também outros detalhes importantes.


Primeiramente, é pertinente ressaltar que embora sejam legais, nem todos os contratos podem ser realizados sob essa modalidade. Sendo a assessoria jurídica especializada indispensávelno auxílio à tomada de decisão, principalmentepara analisar que determinado acordo esteja emcondição legal, bem como os riscos envolvidos.


Dentre os principais riscos de acordos na modalidade verbal, está o das partes envolvidas possuírem margem para interpretar os termos de maneira diferente. Não havendo, portanto, um documento por escrito para esclarecer a situação.


Não é incomum uma das partes alegar que não houve o acordo verbal ou que este era diferente do que foi originalmente acordado.Nesse caso, havendo desentendimentos pode ser difícil para as partes provar que um acordo verbal foi feito. Sem documentos, é difícil fornecer provas concretas.


No âmbito da atividade empresarial essa problemática pode ser ainda mais lesiva.  Com o tempo, as circunstâncias podem mudar, o que pode afetar o acordo original. Sem um contrato por escrito, pode ser difícil para as partes lidar com essas mudanças de maneira justa e razoável.

De modo que a falta de proteção legal configura mais um risco àqueles que não possuem contratos escritos e personalizados de acordo com suas prioridades.


Noutro ponto, a falta de assessoramento por um advogado implica na ausência de cláusulas bem definidas e, consequentemente, na real concretização do acordo. De modo a sujeitar às partes a uma insegurança jurídica na relação jurídica a ser firmada.


Sendo assim, é preciso ter consciência dos riscos envolvidos nos acordos firmados de maneira verbal. Fazendo-se necessário buscar a maior proteção possível através dos meios legais e adequados à realidade das partes.


Por essas razões, é sempre recomendável que as partes formalizem seus acordos por escrito, para evitar quaisquer riscos envolvidos no “contrato de boca. ”


Assim, será possível construir um acordosólido, com proteção e maiores chances de durabilidade. Portanto, capaz de resistir às problemáticas cotidianas e fortalecer as negociações tornando-as passíveis de alcançarem sua finalidade e firmar novas parcerias futuras. 

47 visualizações0 comentário

Comments


Copyright 2024 ©️ Todos os direitos Reservados. Nascimento Júnior Advogados. 

  • WhatsApp
  • Instagram
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn Social Icon
bottom of page